O autor

Apaixonei por musculação em 2010 ao mergulhar nos estudos profundos do universo do fisiculturismo, onde descobriu que possuía o tipo físico ectomorfo. Tenho 24 anos, trabalho como Desenvolvedor de Software e sou formado em Ciência da Computação pelo IF – Sudeste de Minas.

Já cheguei a fazer musculação aos 15 anos de idade em 2005. Nunca tive resultados, fiquei apenas 5 meses na academia. Voltei a treinar musculação em 2012 (com 22 anos). No início cometi muitos erros de novo, fiz treinos ruins, fui muito iludido por marketing de suplemento, não seguia uma dieta bem elaborada. Porém comecei pesquisar informações em fóruns e ouvindo experientes no assunto. Além de testar tudo antes de falar que não funcionava.

Resolvi criar um blog para compartilhar essa experiências de forma prática para aqueles que tem metabolismo acelerado e dificuldade de ganhar massa, e também acabar com vários mitos, que no mundo do musculação são tantos que deixam qualquer um perdido.

01/12/2010

17/07/2011

17-07-2011 costas

03/08/2014

eu costas contraído eu frente contraído

comentários
  1. Ítalo disse:

    Me ajude a montar uma dieta. Comecei a ver as informações nutricionais dos alimentos que consumo e percebi que a dieta está péssima.

    Dados:
    Idade: 22
    peso:66
    altura:1,80
    fator de atividade: 1.73
    horário das refeições: 7:00, 10:00, 12:20, 15:00, 18:30, 20:00 e 21:00.
    Horário do treino: 20:30
    Hora de dormir: 23:00
    Não consumo carne vermelha. Só consumo frango.

  2. Jhones disse:

    Matthaeus me ajuda ae,já tou ficando louco,rsrs, o meu braço,biceps,antebraço,triceps,ombro

    estar mal desenvolvido,principalmento o biceps esquerdo é quase 3 cm menor que o esquerdo
    e o biceps esquerdo é pequeno com pouca rigidez

    • Matthaeus disse:

      Como é seu treino? Muito dependente de máquinas. Talvez seja de um treino mais livre. Fazer uso de exercícios composto nesse treino aí, não ficar só em cima de isolador. E agora dar preferência aos exercícios com halteres, inclusive supino, abandonar a barra e FAZER APENAS COM HALTERES. Até corrigir a assimetria do corpo. Pode até acontecer de o peso que usar ser leve para um braço e bom pro outro. Mas tem que ser o mesmo peso.

  3. brenno disse:

    gostei muito do seu blog parabéns sou mesomorfo meu parceiro e ecto e vou dar suas dica pra ele ,legal ele já fez de tudo mais os resultados foram poucos eu tenho mais facilidade eu alimentei 22 kls ele só 5 valeu cara

  4. brenno disse:

    cara esse treino ta muito puxado se vc treina seg peito , ter costa ,qua ,ombro vc ta treinando ombro 3 vez divide esse treino em ex seg peito, ter perna , qua biceps e triceps, ombro e trapézio treina de ombro usar sempre alteres pois nos treino composto vc usa muito as barras

  5. David disse:

    mateus o q vc acha do treino abcde,sou ectomorfo e treino ele.sendo um musculo por dia é parecido com o abc pois treinamos tb o musculo uma vez por semana.ex:seguynda só peito,terça costa,quarta ombro e trapezio,quinta pernas e sexta braços…grato pela resposta.

    • David disse:

      mateus o q vc acha do treino abcde,sou ectomorfo e treino ele.sendo um musculo por dia é parecido com o abc pois treinamos tb o musculo uma vez por semana.ex:seguynda só peito,terça costa,quarta ombro e trapezio,quinta pernas e sexta braços…grato pela resposta.

      • Matthaeus disse:

        Achei que tinha respondido. Sobre pesquisas que fiz. o treino ABCDE mais para quem faz uso de anabolizantes esteroides.
        Para naturais não é bom.
        Para ectomorfos iniciantes recomendo o ABC intenso. Ectomorfos mais experientes fullbody 3x voltado a hipertrofia.

  6. Rothman Benther disse:

    E AI GALERA DO BLOG E MATTHAEUS, MUITO BOM OS POSTS E ESPERO QUE CONTINUE O ALTO NÍVEL DO ASSUNTOS AQUI ABORDADOS, VALEU CARA.

  7. cristian disse:

    quantos centímetros de braço vc tem ?

  8. André disse:

    otima evoluçao de 2010 pra hoje. Mas a de 2011, que eu me referia mesmo, pesava quanto?

  9. André disse:

    so de curiosidade, hoje em dia ta pesando quanto, e qual foi o aumento de peso, comparando com o da ultima foto?

  10. Valdemir Santos disse:

    Saudações Matthaeus, parabéns pela ideologia e conteúdo do seu site. Sou ecotoendomorfo com medidas aproximadas das suas, sendo: 168 cm altura e 69 kg. Eu tinha o BF abaixo de 10% e este aumentou depois que me conscientizei sobre a necessidade de deixar a atividade aerobica em segundo plano em detrimento da hipertrofia. Focado nesse objetivo, conforme fui pesquisando encontrei alguns protocolos interessantes como: GVT, Heavy Duty e Fullbody, sendo este último o que mais me apeteceu. A metodologia fullbody foi muito utilizada na era classica (anos 50 e 60) tendo como uma das referencias o mr universo Steeve Reeves que abominava o uso de AEs. Confesso que sinto a necessidade de trabalhar alguns musculos + de uma vez na semana, porém fiquei indeciso entre o seu SPLIT (ABC) e o FULLBODY de Reeves. Gostaria de saber se já seguiu essa divisão. Forte abraço!

    • Matthaeus disse:

      Saidações valdemir.
      Realmente, ninguém é 100% um tipo físico. Já vi mesomorfos reclamando que estão com muita gordura. Mas o metabolismo acelerado influi muito nos ganhos, por isso a pessoa que tem deve estar ciente disso.
      Se está ganhando muita gordura, verifique se a dieta não está calórica em excesso também.
      Use a calculadora aqui do blog para montar a dieta de ganho de massa
      https://musculacaoectomorfo.wordpress.com/2012/08/21/modelo-de-dieta-para-bulking-ectomorfo/

      Se você não tem um metabolismo acelerado, então faça aeróbico sim (mas nada de 30 minutos. prefiro alternar intenso com baixo).
      Faça o treino fullbody e veja se te dá resultado. Não conheço muito bem, mas sei que ele usa praticamente exercícios compostos. Então faça todos os compostos.
      Quando comecei na academia fazia 3x na semana e exercitava quase o corpo inteiro, mas sem compostos (até mesmo sem supino). Em 1 mês perdi 1kg. Então faz o teste aí.

  11. walsh disse:

    Vou apenas deixar um pequeno relato, também sou Ectomorfo quase tendendo pro 100% puro rsrsrs… tenho 1,88 m e antes de começar a musculação eu tinha apenas ~ 60Kg e meio ate dificil crer que um cara desse tamanho so tenha isso … meus braços longos tendo envergadura total de 2,09 m (os 2 braços mais o ombro/ cada braço 83 cm)… mas nunca fui muito bolado com a questão do meu corpo, porém devido a minha altura e sedentarismo tive problemas com os musculos esqueleticos da região lombar resultando em uma Lombalgia ( é uma dor terrivel que impossibilita dependendo do caso até de andar), por este motivo comecei a fazer academia, mas ja que iria tratar de um problema por que não aproveitar pra ganhar peso e no dia 12 de setembro de 2012 comecei minha empreitada rumo a dias saudaveis.

    Apos 2 meses e meio de musculação uma mudança total de habitos alimentares, pois no total so tinha 2 refeições por dia passei de 60 Kg para 67Kg e atualmente tenho 11% de gordura no corpo patamar considerado bom senti uma real diferença.

    tive esse aumento de peso por que como eu disse mudei totalmente a minha mediocre dieta e adicionei alimentos caloricos + 3 refeições completando pelo menos 5 refeições durante o dia. Obtive uma ajuda de um suplemento hipercalorico mais a maltodextrin.

    Minha meta oficial agora é chegar a 82 a 85 Kg ate lá sera um longo caminho quem sabe eu possa enviar umas fotos para vcs verem como estou me saindo

  12. David disse:

    Qual é a sua altura? Acho que você se enganou quanto a ser ectomorfo. Não basta começar com braços magros e etc, o ectomorfo também é caracterizado por ser alto e alongado.

    • Matthaeus disse:

      Tenho 1,72m. Não me enganei.
      Um ectomorfo tem ossos finos, aparência mais reta e não triangular e possui metabolismo acelerado, com grande dificuldade de ganho de massa.
      Altura não tem a ver com tipo físico. Nem todo alto é magro, nem todo baixo é gordo e vice-versa.

      • David disse:

        Hm, tomara que seja isso mesmo então ^^

      • Rafael Douglas disse:

        Primeiramente achei o site muito interessante muito informativo mesmo (parabéns aos criadores)
        Bem eu me chamo Rafael Tenho 21 anos 5 meses de academia. Sou ectomorfo e baixo 1,66 cm (para muitos que não acreditam que existe ectomorfo baixo eu sou um exemplo :]).Mas agora eu to no final de bulking (iniciei com 58 quilos vou terminar o bulking com 77 quilos atualmente eu to com 72 quilos) eu estou comendo de tudo (um grande erro,não façam isso não!)e treinando 3x na semana ( ABC)(isso dá muito resultado eu recomendo fazer sem passar de 1H os treinos!) (enfim deixa eu resumir senão o comentario vai faicar muto grande !)

        Ser ectomorfo tem que ter uma dite a bem forte (comer sem dó mesmo ,porém com qualidade e ordem das horas e os tipos do alimento ) e treinar forte porém pouco !
        Obrigado !

      • walsh disse:

        Ola Matthaeus parabens pelo site… realmente um ectomorfo tem ossos finos e a altura não tem tanta relação com o biotipo. O que nós lemos por ai são os biotipos puros, mas não é tão comum achar os puros, nós sempre somos uma mistura de biotipos com maior tendencia para um ou para outro. A questão do triangular tem a ver com o formato da face de um ectomorfo que quanto maior a ´´pureza´´ mais esse traço sera indicativo, assim como um mesomorfo terá um indicativo da parte traseira do maxilar com um formato mais quadrado.

  13. Cara… primeiramente parabens pelo site! Depois de tudo que li sobre octomorfo, cheguei a conclusão que sou um! Tenso! Uma pergunta, quanto tempo de treino vc levou para chegar nesse porte fisico da foto “17/12/2011” e tbm quanto vc pesava antes e depois, ate chegar na mesma data da foto “17/12/2011”. Tenho +ou- 4 meses de academia… ja notei muita diferença em meu corpo comparado como ele era antes. Mas toda vez q vou pesar não saio do mesmo peso! Ja fui em uma nutricionista, faço uma dieta balanceada e tudo mais. E não consigo ganhos! Pode ter alguma coisa errada em minha dieta? Ou é uma coisa bem demorada mesmo…?

    Desde já, obrigado!

    • Matthaeus disse:

      Tenho 1 de academia, mas não quer dizer que foi 1 ano só de treino certo. Errei muitas vezes ainda.
      Comecei academia julho de 2011. O físico da foto 17/12/2011 demorou 6 meses.
      Sobre sua falta de resultados por que não segue o treino de bulking para ectomorfos do site?
      https://musculacaoectomorfo.wordpress.com/2012/08/12/treino-de-ectomorfo-para-bulking/

      • Então meu amigo… eu estou mudando muito o meu treino… varios desses exercicios que tah listado eu faço…. unica diferença eh q faço mais exercicos alem desses… antes d entra pra academia tinha uma barriguinha… e estou notando q eu to perdendo ela muito rapido… entao me pergunto…. Sera que tem haver com a minha dieta q tem menas calorias do que deveria ter? Vc engordou +ou- quatos quilos?

    • Matthaeus disse:

      Engordei não. kkk Ganhei 8kg. Mas não se preocupa com barriga, depois você define.
      Sim, sua dieta não deve está calórica o suficiente para ganho de massa. Compra poupa de açaí e acrescenta na sua dieta.

      • Blz… um amigo ja havia me dito sobre a poupa de açaí… falando que eh bom! Vou comprar e acrescentar ela na dieta… devo tomar qtas vezes no dia e qual o melhor horario…? Muito obrigado pela ajuda cara…

  14. Lucas disse:

    Cara, ce tem ctz q vc é ecto msm? O seu corpo pela foto nao tem jeito de ser de ecto.

  15. Matthaeus disse:

    essa foto foi tirada em 17/12/2011
    comecei academia em 01/07/2011
    Porei melhorei meu treino e dieta mesmo foi em 15/09/2011

  16. flavio disse:

    Gostaria que vc compartilhasse conosco seu progresso, principalmente perna que é o mais difícil.
    Parabéns pelo site tem muitas informações úteis e adicionei aos favoritos.

    • Abel disse:

      Amigo, depois que vc voltou a treinar, quanto tempo demorou pra vc ficar com esse seu corpo da foto? Abraço.

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