Arquivo de fevereiro, 2014

Suspensão vale para os lotes testados pela agência, que apresentaram irregularidades na quantidade de nutrientes informada nos rótulos

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Whey protein: De 25 marcas testadas pela Anvisa, 20 foram punidas (Thinkstock)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira que proibiu a distribuição e comercialização de vinte lotes de whey protein, como são conhecidos os suplementos de proteína extraídos do soro do leite usados por atletas. Os produtos suspensos são de catorze fabricantes diferentes.

A Anvisa testou 25 marcas de suplementos proteicos depois de receber denúncias sobre irregularidades na quantidade de carboidrato e proteína declarada no rótulo dos produtos. De acordo com a agência, a legislação tolera uma diferença de 20% entre as informações nutricionais presentes na embalagem do produto e a sua real composição.

Na análise, vinte suplementos extrapolaram esse limite. Entre eles, dezenove continham quantidade de carboidratos superior à declarada no rótulo e um (o Muscle Whey Proto NO2 da empresa Neo Nutri), uma quantidade inferior à informada.

Carboidratos — O suplemento que apresentou as maiores variações entre a quantidade de carboidrato declarada no rótulo e a quantidade presente na composição do produto foi o Suplemento Proteico para Atletas aroma Idêntico ao Natural de Milho, da marca Whey NO2 Pro, da empresa Pro Corps. A embalagem informa que o suplemento contém 1,6 grama de carboidrato, mas os testes mostraram que quantidade verdadeira é de 17,66 gramas.

Outros produtos que apresentaram grande variação na quantidade de carboidrato foram o Fisio Whey Concentrado NO2, da Fisionutry Suplementos (0,98 grama no rótulo ante 9,5 gramas no suplemento) e o 100% Ultra Whey – Ultratech Supplements (3 gramas no rótulo ante 25,1 gramas no suplemento).

Além disso, sete produtos testados apresentaram uma variação maior do que 20% entre a quantidade de proteína declarada no rótulo e a presente na composição do suplemento. O Whey NO2 Pro, da Pro Corps, além de ter tido o pior resultado no teste do carboidrato, também foi o que teve maior variação em relação à proteína. Enquanto o rótulo diz que ele contém 25 gramas de proteína, os testes apontaram 10,19 gramas em sua composição.

Os testes também revelaram que onze suplementos apresentavam em sua composição ingredientes não declarados no rótulo, como amido, milho ou soja.

A punição da Anvisa vale somente para os lotes examinados. A agência informou que vai aguardar a resposta dos fabricantes e, se as irregularidades forem confirmadas, a suspensão das vendas se aplicará a todos os lotes das marcas. As empresas que continuarem distribuindo e comercializando os suplementos suspensos poderão sofrer advertência, interdição ou multa, que pode variar de 2 000 a 1 500 000 reais.

Decisões — Na última semana, a Anvisa já havia retirado do mercado quatro suplementos alimentares voltados para atletas. Três dos produtos punidos são da fabricante Maximum Human Perfomance (MHP): Isofast-MHP (proteína), Alert 8-Hour-MHP (termogênico) e Probolic-SR-MHP (proteína). O quarto é o Carnivor (proteína), fabricado pela empresa MuscleMeds.

Saiba quais marcas de suplementos tiveram a comercialização suspensa:

Super Nitro Whey NO2 – American Line Suplements
3W – Fast Nutrition
Whey Protein Optimazer – Cyberform
Whey NO2 Pro Baunilha – Pro Corps
Whey NO2 Pro – Pro Corps
Whey 5W Pro – Pro Corps
Ultra Pure Whey+ Isolate Whey – Nutrilatina Age Superior
Extreme Whey Protein sabor morango – Solaris
Extreme Whey Protein sabor baunilha – Solaris
100% Ultra Whey – Ultratech Supplements
Bio Whey Protein – Performance
Peter Food – Whey NO2 + Creatine
100% Whey Xtreme – Pharma
Super Whey 100% Pure – IntegralMedica
Super Whey 3W – IntegralMedica
Fisio Whey Concentrado NO2
Designer Whey Protein
Muscle Whey Proto NO2 – Neo Nutri
Whey Protein 3W – DNA Design Nutrição Avançada
Isolate Whey – Neo Nutri

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/anvisa-proibe-venda-de-20-marcas-de-whey-protein

Por Geosh

Milk cheese yogurt eggs on a white background

O artigo de hoje é uma dica simples (duas na verdade) e, te digo, como estamos tão habituados com o consumo de laticínios, é uma coisa que, as vezes, não faríamos ou notaríamos normalmente.

Vou mostrar para você um teste que você pode fazer para descobrir se você sofre de algum tipo de alergia ou intolerância à lactose e se isso está impactando na sua saúde geral e no seu emagrecimento.

Estima-se que 70% da população brasileira sofra de algum tipo de intolerância a lactose. É Muita gente! E como estou de ótimo humor hoje, vou deixar os detalhes do prejuízo que o processo de pasteurização trás ao leite pra outro dia!

Bom, primeiro, deixe-me te contar os resultados do teste que fiz em mim mesmo.

O Teste Em Mim… (as melhoras foram muito dramáticas)

  • Meu corpo e, principalmente, meu rosto, desincharam.
  • Meu nariz e sistema respiratório passaram a funcionar melhor e as crises de muco e rinite desapareceram por completo.
  • Minha digestão melhorou muito, cessaram os gases e diarréia.
  • Meu corpo passou a regular sua temperatura. Eu sentia calor em excesso e hoje sou muito mais tolerante ao calor.

Só esses motivos já melhoraram tanto a minha qualidade de vida que, por si só, justificam o teste. Gostaria de ter descoberto isso com 11 anos, que foi quando comecei a ter problemas severos com a rinite. Sofri com esses problemas, literalmente, metade da minha vida!

Ainda, como resultado do teste, a cereja no bolo foi que minha capacidade de manter os níveis de gordura corporal baixos e perder gordura, melhoraram!

O Teste é Simples! Vamos Lá!

Regra básica: Duas semanas inteiras sem laticínios. É isso mesmo! Você vai passar duas semanas sem consumir:

  • Leite, chocolate, achocolatado, iogurte, queijo;
  • Bolos, doces, biscoitos e tudo mais que levar leite ou laticínios como ingrediente.
  • Se você faz musculação para Hipertrofia muscular e faz suplementação de caseína, suspenda a caseína durante o teste. Suspender a whey protein é opcional desde que você tome apenas pré/pós treino.
  • Não precisa restringir a manteiga! Ela possui pouca lactose/caseína e não costuma causar problemas.

Caso você note mudanças positivas ou queira ter uma resposta mais conclusiva, pode estender o teste a quatro semanas, ou seja, um mês inteiro.

Uma Ótima Alternativa Ao Leite

Estou fazendo um artigo sobre soja, e já adianto: Até agora as conclusões não são favoráveis. Exceto para os alimentos fermentados de soja que são altamente pro-bióticos.

Porém, a algum tempo A bióloga Juliana Hernandes(leitora aqui do site) enviou por e-mail uma receita simples e deliciosa de leite de nozes/castanhas, que fiz com amêndoas e adorei! Pra ser sincero, eu fiquei impressionado como é simples e fácil de fazer! Nas palavras da própria Juliana:

“Sou bióloga e convivo com a intolerância a lactose já há alguns anos. Tentando fazer substituções ao leite cheguei ao leite de castanhas, que tem me feito muito bem e que acredito ser uma boa opção para pessoa que querem emagrecer.”

A receita é simples e pode ser feita com vários tipos de castanha (a amêndoa é minha preferida). Basta deixar um punhado de castanhas de molho em água limpa por 24 horas. Elas irão inchar e absorver parte da água. Após essas horas, basta lavar as castanhas, colocar no liquidificador com aproximadamente 700 ml de água e bater até que elas se dissolvam por completo. Na receita original se recomenda coar para tirar o resto da casca. Eu particularmente não coo para manter as fibras.”

Nota: Muitas pessoas são intolerantes a lactose e não sabem disso. A intolerância pode aparecer em vários níveis de intensidade, porém, mesmo que você não note uma intolerância forte, você ainda pode estar sofrendo as consequências de uma intolerância mais suave.

Comentários Adicionais

Por Rodrigo

Você pode se perguntar: “Tá, mas e o cálcio?”

Certo, porém, gostaria de lembrar que existem outros alimentos que, como um todo, são melhores fontes de cálcio do que o leite.
Laticínios são, sim, ótimas fontes de cálcio, porém, eles podem realmente causar problemas visíveis e invisíveis em muitas pessoas.

Algumas opções de laticínios que seriam mais recomendadas do que o leite puramente: queijo cottage, tofu e iogurte natural integral.

Para você ter uma idéia, a quantidade média recomendada de ingestão de cálcio por dia em um adulto é em torno de 1000mg de acordo com Food and Nutrition Board (FNB).

A exemplo, deixe-me compartilhar uma simples comparação entre alguns alimentos

Alimento (100g ou 100ml de cada alimento) -> mg de Cálcio
Amêndoas -> 248mg
Sardinha -> 240mg
Castanha-do-Pará -> 160mg
Semente de Girassol seca -> 116mg
Leite Integral -> 113 mg
Brócolis -> 40mg
Laranja -> 40mb
Repolho -> 31mg

Referências: http://emagrecerdevez.com/o-teste-do-leite

Meus comentários (Matthaeus)

Eu estava tomando 1 litro de leite por dia numa antiga dieta e estava com uma barriga inchada que não sabia o motivo, além de retenção de líquidos no corpo inteiro, prejudicando a visibilidade dos meus músculos. Usava o leite olhando só pelas proteínas dele e por ser líquido para fazer shakes. Quando cortei o leite perdi 6 cm de barriga e ganhei bastante definição. Quase adquiri um abdômen definido sem nenhum aeróbico (já que sou ectomorfo, evito os mesmos). Incrível. Porém ainda continuo com derivados que não me causam isso.
Mesmo assim, não faço uso de leite de amêndoas.

Vale a pena o teste.