10 desculpas esfarrapadas para vender Whey Protein

Publicado: 16/05/2012 em Alimentação
Tags:, , ,

por Frank#

Whey Protein é o suplemento mais conhecido entre os praticantes de musculação e um dos mais vendidos no mundo, qualquer freqüentador de academia já ouviu falar desse produto. Muitos acreditam que se trata de um pó mágico capaz de alavancar ganhos até para os mais hardgainers. As indústrias de suplementos, famosas por exagerar no marketing de seus produtos, foram uma das principais responsáveis por criar essa fama de que a proteína do soro de leite é de alguma forma, superior as demais. Quantos adolescentes já não foram levados por maliciosos vendedores de suplementos a acreditar que essa era a solução para sua magreza? Você foi um deles? Montamos uma lista com 10 desculpas esfarrapadas usadas por vendedores e indústrias de suplementos para te convencer a comprar Whey. Não seja enganado novamente!

#1 – Whey Protein tem valor biológico superior às outras proteínas.
A grande verdade sobre o valor biológico é que ele é totalmente irrelevante para quem consome grandes quantidades de proteínas diariamente (2g/kg ou mais). Se você for um refugiado uruguaio que mora em uma comunidade carente e consome 30g de proteína por dia, é até importante que estas 30g sejam de alto VB. Nesse caso o valor biológico faz diferença. Porém, se você for um marombeiro que consome facilmente 150-200g de proteína por dia você já está no limite da retenção protéica, aumentar o valor biológico não fará diferença alguma, pois como dito, você já está no limite. Existem até fisiculturistas que conseguem excelentes resultados consumindo apenas proteínas de fontes vegetais. Se você garante seus 2g ou 3g de proteína por kg de peso corporal, não é necessário se importar com valor biológico de nenhuma proteína.

#2 – Whey Protein é uma proteína de rápida absorção.
Shake pós-treino só é algo urgentemente necessário para quem treina em jejum ou semi-jejum. Se você faz uma refeição pré-treino, você já garante aminoácidos durante todo o período intra e pós-treino. O fato de o Whey ser de rápida absorção não faz qualquer diferença na prática, já que diversos estudos comparam o uso de 30g de Whey x 30g de Caseína x 30g de proteína sólida e todos tiveram a exatamente a mesma resposta na síntese protéica. Não tem porque achar que só porque ela é absorvida mais rápida, significa mais músculos.
Exemplo prático: Se você quer encher um copo com 200ml de água, faz diferença se você coloca de 20ml em 20ml ou 200ml de uma vez só, no final o copo não está com 200ml do mesmo jeito? A velocidade mais rápida fez o copo ficar mais cheio? Da mesma forma que 200ml de água sempre serão 200ml de água independente da velocidade que se coloca no copo, 30g de proteína sempre serão 30g de proteína independente da velocidade absorvida.

#3 – Whey Protein tem maior quantidade de BCAA que as outras proteínas.
Qualquer proteína completa tem pelo menos 15-20% de BCAA. Uma dieta hiperprotéica comum tem 30-40g só de BCAA. Você acha que os 5,5g a mais que o Whey Optimum possui irão fazer qualquer diferença na prática? Comparado ao resto da dieta, essa quantidade chega a ser insignificante.

#4 – Whey Protein possui maior quantidade de glutamina que as outras proteínas.
Mesmo caso do item anterior. Adicionar 4g de glutamina em uma dieta hiperprotéica é adicionar uma gota d’agua em uma piscina.

#5 – Whey Protein eleva a síntese protéica, é anti-catabólico e ajuda na recuperação muscular.
Assim como toda e qualquer proteína. Próximo!

#6 – Whey Protein causa pico de insulina, portanto é anabólico.
Se o seu interesse é apenas na insulina, faça uma refeição pré-treino que sua insulina ficará elevada durante todo o treino e por várias horas após o mesmo.

#7 – Whey Protein é antioxidante.
Se o seu interesse é apenas na ação antioxidante, use um bom multivitamínico.

#8 – Whey Isolado é melhor do que Whey Concentrado.
Mito. Para quem é intolerante/sensível a lactose pode até ser interessante apenas pela ausência desse carboidrato específico. Já que em alguns pode causar desconforto, diarréias, flatulências, e acne. Para todo o restante da população, Whey Protein Isolado tem exatamente os mesmos efeitos que o Concentrado. Com a desvantagem que durante o processo de filtragem são perdidos muitos nutrientes importantes. Outro ponto negativo é que quanto mais rápida a velocidade de absorção da proteína, mais chances ela tem de ser oxidada (usada como energia) já que os receptores dos peptídeos são ocupados com maior rapidez.

#9 – Whey Hidrolisado é melhor que Whey Isolado.
Usar quantidades maiores do que 30g de Whey Hidrolisado de uma única vez é o mesmo que rasgar dinheiro. Nosso intestino tem quantidades limitadas de receptores de aminoácidos e peptídeos (os monômeros das proteínas). Quando se coloca na corrente sanguínea, grandes quantidades de proteína hidrolisada, todos os receptores são ocupados de uma vez só. E os aminoácidos que não conseguem encontrar um receptor vazio para serem absorvidos, são usados como substrato para a gliconeogênese (transformados em energia). Uma proteína sólida ou de lenta digestão não corre esse risco, pois os aminoácidos são liberados na mesma velocidade que são absorvidos, e não ocupam todos os receptores de uma vez (não há “fila” para usar os receptores, pois sempre tem um vazio). Quanto mais rápida a absorção da proteína, mais receptores são usados de uma vez só, e mais chances ela tem de ser oxidada.

#10 – Whey é uma proteína limpa de gorduras, colesterol e açúcares.
Outro grande mito que surgiu nos anos 70 e que até hoje assusta os menos informados é que gordura é o vilão da alimentação e deve ser eliminado a todo custo. Gorduras possuem uma enorme lista de benefícios para o corpo humano, inclusive as saturadas que foram injustamente acusadas de serem causadoras de problemas cardíacos. Muitos estudos comparam 300kcal de leite desnatado com 300kcal de leite integral e mostram que a resposta anabólica desse último é superior ao primeiro. Colesterol tem importantes funções no processo de hipertrofia, é usado como carregador de testosterona, precursor de vitamina D3, regulador da membrana plasmática. Açúcar pode até ser um problema para diabéticos, mas pra quem tem hábitos de vida saudáveis e pratica musculação ele é útil como fonte de calorias e estimulador de insulina.

Afinal, existe vantagem em usar Whey Protein?
Sim, existe. Os vendedores de suplementos conseguem usar de sua criatividade e listar 300 “vantagens” para te convencer a comprar seus produtos. Infelizmente apenas 1% delas são verdadeiras e estão citadas a seguir:
Whey Protein é mais prático que uma proteína sólida: Uma das reais vantagens de usar uma proteína em pó é a praticidade. Basta misturar com leite/água e que já está pronto. Rápido e sem bagunça.
 Whey Protein é mais fácil de ser ingerido: Para os ectomorfos que não conseguem comer o suficiente, o uso de proteína em pó pode ser interessante. Já que é mais fácil consumir 200kcal de um shake líquido do que de carne.
 Uso de proteínas hidrolisadas intra-treino: Muitos praticantes de musculação notam uma significativa melhora na recuperação muscular quando usam uma pequena dosagem (15 a 20g) de proteínas hidrolisadas ou BCAAs ao longo do treino. O que permite treinar o mesmo músculo várias vezes na semana.

Conclusão
Talvez você esteja se perguntando: Devo tirar o Whey Protein da minha alimentação? A resposta é NÃO.
Você não deve eliminar o Whey simplesmente porque remover 30g de qualquer fonte protéica (e conseqüentemente 120 kcal) da dieta não faz nada além de atrasar seu crescimento. O grande ponto desse artigo é mostrar que o Whey Protein tem exatamente o mesmo potencial anabólico que 30g de proteína de carne ou 30g de proteína de ovo.
Retirar qualquer uma destas da dieta não traz benefício algum. Entretanto você está completamente livre para trocá-las entre si. Em vez de tomar um scoop de Whey de R$200,00, apenas adicione duas ou três porções de frango ao seu jantar.
Não substitua qualquer parte de sua dieta por suplementos, em vez disso, apenas adicione-os a sua dieta original. Não cometa o mesmo erro de muitos iniciantes em pensarem que estarão crescendo mais porque trocaram 30g de carne por 30g de Whey. Você cresceria mais se tomasse os 60g juntos.

FONTE: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=115620&tid=5738349253107075208

REFERÊNCIAS
Lyle McDonald – The Protein Book
Brad Pilon – How Much Protein
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15570142
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10658002
http://ajpendo.physiology.org/content/300/1/E231.abstract
http://www.bodyrecomposition.com/research-review/milk-the-new-sports-drink-a-review-research-review.html
http://www.bodyrecomposition.com/muscle-gain/an-objective-comparison-of-chocolate-milk-and-surge-recovery.html
http://www.bodyrecomposition.com/nutrition/what-are-good-sources-of-protein-introduction.html
http://www.bodyrecomposition.com/nutrition/what-are-good-sources-of-protein-speed-of-digestion-pt1.html
http://www.bodyrecomposition.com/nutrition/what-are-good-sources-of-protein-speed-of-digestion-part-2.html
http://www.bodyrecomposition.com/nutrition/what-are-good-sources-of-protein-speed-of-digestion-part-3.html

Anúncios
comentários
  1. FErnando disse:

    Olá amigo achei bem interessante essa reportagem, e qual a sua opinião, a respeito de aminoacidos liquidos? Eu pretendo inclui-los na dieta, de modo a complementar a dieta, e evitar o catabolismo, pois pretendo fazer muito aerobico, e já não estou numa boa forma, e é valioso tentar manter o maximo de massa magra.

    • Matthaeus disse:

      Prefiro mais que whey, porque tem o mesmo preço e são realmente de rápida absorção. Whey protein hidrolisado é o único que tem absorção rápida, mas não compensa pois o mínimo é R$200,00.

      Para evitar o catabolismo vitamina C e glutamina serão melhores aliados. Se vai fazer muito aeróbico, tome vitamina C antes e depois.

      Mas por que fará isso? Conhece o aeróbico HIIT?

  2. Diogo Negreiros disse:

    Muito Bom…. Me esclareceu muitas dúvidas, CXB muito caro comparando um KG de Whey que sai na faixa de R$ 70,00 contrat um KG de Proteina de Soja que sai em media R$ 10,00. Essas industria de Suplementos devem morrer de medo que as pessoas conheçam estas informações, parabens

  3. Caio K disse:

    *Digo logo abaixo de cada item e não no final do post.

  4. Caio K disse:

    Muito bom o post. Faltou apenas citar a fonte em cada item do artigo/pesquisa em que se baseou para escrever. (Se for possível adicionar, ficaria muito grato!)

  5. Gleidson disse:

    bom,o que posso dizer é que uma vez eu malhei durante 1 ano,foi em 2006.suplementei apenas com albumina,3 pacotes durante o ano inteiro.de 59 kg,fui para 65kg.tive problemas de saúde,e parei de malhar,consegui resolver meu problema,o problema,que fiquei com 53kg.bom,recomecei a malhar seis meses atrás com suplementação completa,creatina,whey protein,bcaa,albumina,ZMA e multivitamínico.nesses 6 meses passei de 53kg para 68kg,com gordura a 10%.na minha opinião,esse artigo fez parecer que suplementação é dinheiro gasto atoa(sei que o artigo fala do exagero dos vendedores de whey0,mas o primeiro comentário ja mostra o pensamento de alguns sobre suplementos,tudo bem faça uma alimentação com nutrientes completos,consiga 100% de magnésio,100% de zinco,100% de vitamina C,100% de proteína,como voce vai conseguir isso,comendo 10 quilos de cenoura,5 quilos de laranja,dez pés de espinafre e 20 ovos cozidos.

    • Matthaeus disse:

      “O grande ponto desse artigo é mostrar que o Whey Protein tem exatamente o mesmo potencial anabólico que 30g de proteína de carne ou 30g de proteína de ovo.”

      “Não substitua qualquer parte de sua dieta por suplementos, em vez disso, apenas adicione-os a sua dieta original. Não cometa o mesmo erro de muitos iniciantes em pensarem que estarão crescendo mais porque trocaram 30g de carne por 30g de Whey. Você cresceria mais se tomasse os 60g juntos.”

      Você falou certo, suplemento para suplementar. Mas você com 68kg realmente acha que não consegue os nutrientes necessários só com alimentação? Que medidas seriam essas de 100% que você falou? O recomendado diário?

      Proteína supondo 2g/kg. Alguém com 68kg precisa 136 g diárias. Facilmente conseguido, como por exemplo, 1 omelete (usando 2 ovos) (12g) + 2 ovos cozidos (12g) + 600 ml leite (18g) + 100g peito de frango cozido (31g) + 4 fatias de pão integral (12 g) + 2 fatias queijo ricota (12g) + 100g de atum em lata (28g) + 50g de carne moída

      Magnésio 300mg por dia: 40g castanha do pará (150,5mg) + 37g de aveia (65,5mg) + 50g de amendoim (84mg)

      Zinco 8 mg por dia: 260g de carne bovina

      Vitamina C 100mg diário: 140g de laranjas (100mg)

      Só lembrando que vitaminas e minerais em excesso causam doenças, cuidado!

  6. jraq disse:

    Nunca tomei suplementos, nao me chamam a atenção.

    • Arilson disse:

      tenho comentarios sobre alguns desses termos:

      #5 – Whey Protein eleva a síntese protéica, é anti-catabólico e ajuda na recuperação muscular.
      kkkkkkkkkkk
      quer dizer que whein estimula
      seus ribossomos e nicleo da celula a fazer sintese de proteinas kkkkkkkkkkkkkkkk
      se ela faz isso.

      #6 – Whey Protein causa pico de insulina, portanto é anabólico.

      o que causa o pico de insulina e consumir muito carboidratos/ açucar, ai a insulina chega lá e simplismente faz com que esse açucar fique armazenado nas celulas do figado e musculares
      e o que isso tem haver com crescimento muscular?

      #1 – Whey Protein tem valor biológico superior às outras proteínas.
      so de ver isso
      ja vi que é errado
      proteina toda ela é igual
      a diferença
      e o no modo que elas se organizam na molecula
      que forma uma proteina diferente

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s